Perguntas e Respostas - Oficina REAA

Ir para o conteúdo

Pesquise e leiabons livros.

      
         Todos nós sabemos o quanto os iniciados têm de perguntas a serem feitas para sanar dúvidas que se apresentam e se acumulam no espaço de tempo curto, logo após a Iniciação. À medida que o novo maçom se interessa pela Arte Real, descobre que o caminho é cheio de símbolos e eles devem ser revelados por seu coração e razão. Trata-se, entretanto, de uma nova linguagem, um novo sistema de interpretação, uma descoberta e redescoberta que se perpetua, dinamicamente, impulsionada pelo espírito de quem está em busca da verdade. E os símbolos estão à disposição para que o neófito não apenas saiba o que são, simplesmente porque disseram que assim são, mas porque, antes de mais nada, ele é o agente da pesquisa, da motivação e do resultado.


         Nem sempre este primeiro momento do desbravar é tão simples. Há a necessidade de um apoio dos Mestres para que sejam dados os primeiros passos. E é neste momento que entra em cena o livro “PERGUNTAS E RESPOSTAS – As dúvidas mais frequentes dos Aprendizes”, de autoria do nosso querido irmão Jorge Luiz Taborda Celestino. Nele encontramos um guia, um auxiliar e um elemento motivador para o aprendizado. O autor, com sua vasta experiência, invejável conhecimento e amor à Ordem, constrói, como consequência óbvia, um livro de qualidade; qualidade esta que se expressa na forma de expor os diversos aspectos do simbolismo na Maçonaria, além da organização e estrutura litúrgica. Independente de Potência ou rito, temos aqui uma fonte consistente de conhecimento maçônico, que se encaixa com perfeição a qualquer maçom ou Loja que dele queira buscar esclarecimentos sobre a nobre Instituição.


         Oportuno acrescentar que Companheiros e Mestres também podem ter nesta bela obra do irmão Celestino, uma oportunidade de relembrar conceitos e ter um material sério e embasado para ajudar na orientação aos aprendizes.


         Raras são as obras que oferecem de maneira objetiva e didática o exposto no livro “PERGUNTAS E RESPOSTAS – As dúvidas mais frequentes dos Aprendizes”, razão pela qual me sinto feliz e honrado em poder realizar a apresentação do mesmo, de forma entusiasmada, convicto de que ele vem ocupar um espaço de destaque na biblioteca maçônica de nosso país. Parabéns ao irmão Celestino pelo trabalho criterioso que realizou e, em especial, a todos os maçons, os quais terão à disposição um conteúdo muito útil, prático e confiável.


Nelson André Hofer de Carvalho



                
Apresentação

Prefácio
       
Capítulo 1 – Da Maçonaria
Capítulo 2 – Do Maçom
Capítulo 3 – Da Loja Maçônica
Capítulo 4 – Dos Cargos em Loja
Capítulo 5 – Lembrete Final

Ilustrações

Planta Baixa do Templo

Árvore da Vida
Voltar para o conteúdo